03 julho, 2009

Sindicato rasga pré-acordo e avança para a greve

Comunidade Portuária de Lisboa condena

paralisação inesperada dos estivadores

· Quando se previa para hoje a assinatura de um acordo, o Sindicato deu o dito por não dito e decidiu avançar para uma greve que provocará prejuízos significativos à economia nacional

A Comunidade Portuária de Lisboa (CPL) repudia, frontalmente, a inesperada e incompreensível decisão assumida pelo Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal de avançar para um processo de greve a partir do próximo dia 7 (terça-feira) e até 10 de Julho, inclusive, isto depois de o referido Sindicato ter visto garantida a satisfação de todas as reivindicações apresentadas.

A CPL e os seus associados condenam este recuo surpreendente do Sindicato, precisamente no dia em que estava aprazada a assinatura de um documento de entendimento entre as entidades envolvidas na negociação, na sequência das posições de consenso atingidas previamente.

Perante esta atitude inqualificável, a CPL acusa o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal de um comportamento sinuoso e nada sério, responsabilizando-o, desde já, pelo elevado prejuízo que esta paralisação irá provocar na já enfraquecida economia nacional, lamentando-se, profundamente, a indiferença com que o Sindicato encara as dificuldades vividas pelas empresas do sector.

A CPL é testemunha do esforço negocial que tem sido desenvolvido pelas Associações representativas dos Operadores Portuários (AOPL e AOP), bem como pela Administração do Porto de Lisboa (APL) e pelo Instituto Portuário dos Transportes Marítimos (IPTM), entidades que tudo fizeram no sentido de desbloquear as razões e situações objectivas que eram apresentadas pelo Sindicato como justificação para a pré-anunciada greve. Não pode a CPL, por isto mesmo, deixar de denunciar, publicamente, o comportamento irresponsável do Sindicato, ao mesmo tempo que se interroga sobre os verdadeiros motivos que estarão na base desta súbita e irresponsável mudança de atitude por parte de quem revela total insensibilidade relativamente aos danos que a grave causará.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,

Queria apenas dizer que o Sindicato tudo fez para evitar a greve e que a CPL vai fazer de tudo para afirmar o contrário. Enquanto o sindicato reunia com o ministério, os patrões e a CPL reuniam em separado ?!?

Patricia Pereira

Fazendas disse...

Obrigado pelo comment.

è o mal deste Pais, desde o 25 Abril de 74...