09 julho, 2009

Fretes no trans-Pacífico podem subir 50% em Agosto

A TSA (Transpacific Stabilization Agreement) anunciou para 10 de Agosto um aumento dos fretes no eastbound de 500 dólares/TEU. A medida, com uma dimensão sem precedentes, deverá implicar a renegociação dos contratos há pouco negociados entre os carregadores e as transportadoras.

O aumento é justificado pelos armadores e linhas de navegação com a necessidade de recuperarem da deterioração dos fretes ocorrido nos últimos meses. Entre Outubro do ano passado e Maio passado o frete médio por TEU terá caído entre os mil e os 1 200 dólares, avança a TSA.

Porém, o aumento representa uma subida de 50% e mais relativamente ao nível actual dos fretes, considerado o índice da Drewry Shipping Consultants. Os preços variarão agora entre os 900 e um pouco mais de mil dólares/TEU, incluindo as sobretaxas de combustível.

O anúncio dos aumentos para Agosto apanha de surpresa os carregadores, a maioria dos quais já terá negociado os contratos de transporte para 2009-2010 e também está a sofrer os efeitos da crise. Para além dos fretes estarem degradados, a procura também está em baixa cerca de 20% relativamente ao nível do ano passado.

A TSA reconhece que em alguns casos será necessário renegociar os contratos que não prevejam ajustamentos intercalares. De resto, os aumentos não deverão ficar por aí. A TSA sugere aos seus membros a aplicação integral das sobretaxas de combustível e admite a imposição da sobretaxa de estação alta caso o mercado o justifique.


In T&N

Sem comentários: