20 julho, 2009

Estivadores suspendem greves

Os sindicatos de estivadores decidiram suspender as greves convocadas para os próximos dias 20 a 24, no pressuposto de que a Lei dos Portos não será aprovada pela Assembleia da República.

Mesmo sem terem a informação formal de que a proposta de Lei dos Portos não será já votada no Parlamento, os sindicatos que representam os estivadores de Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa e Setúbal decidiram avançar com a suspensão das greves previstas para a próxima semana.

Em comunicado, os sindicatos lembram que as paralisações foram convocadas no contexto da aprovação da Lei dos Portos, e que “deixam de colher justificação a verificar-se, como se infere, o pressuposto não aprovação do preconizado regime jurídico da operação portuária”.

Os sindicatos lembram ainda os “indícios claros” de que quer o Governo, quer os grupos parlamentares “reconhecem não existirem condições procedimentais que permitam aprovar” a Lei dos Portos. E criticam, a propósito, o facto e “o Governo e a Assembleia da República [terem] optado por não transmitir indicações claras sobre a aprovação, ou não, da referida lei”.

Ao que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS apurou, a agenda da sessão plenária do Parlamento do próximo dia 23 não contempla a votação da Lei dos Portos.


In T&N

Sem comentários: