29 julho, 2009

Takargo “estreia” tráfego de mercadorias na ponte 25 de Abril

A Takargo prevê transportar 300 mil toneladas de petcoke, entre Setúbal e Leiria, através da ponte 25 de Abril.

Depois de ter sido o primeiro operador privado português no transporte ferroviário de mercadorias, e depois de se tornar a primeira transportadora nacional a operar com locomotivas próprias na rede ibérica, a Takargo volta a inovar e “estreou” o transporte ferroviário de cargas através da ponte 25 de Abril.

A primeira ligação cumpriu-se ontem e a partir daqui está prevista a passagem diária de dois comboios, um em cada sentido, pela ponte que atravessa o Tejo.

As composições ligam o terminal portuário de Setúbal às fábricas da Secil em Pataias e Martingança, na zona de Leiria. A carga transportada é petcoke, um combustível derivado do petróleo, utilizado nos fornos das cimenteiras.

A ligação em ambos os sentidos é feita à noite, de modo que não interfere com a passagem dos comboios de passageiros da Fertagus e da CP. A ligação a Leiria é feita através da Linha do Oeste.

Cada comboio é composto por 26 vagões. A tracção é feita pelas Vossloh a diesel, que a Takargo encomendou em Espanha, e de que já possui cinco unidades (num total de 14 contratadas).

O objectivo é transportar 300 mil toneladas num ano, o que representará retirar da estrada cerca de 7 500 camiões.

No mercado nacional a Takargo assegura o transporte de inertes para os grandes estaleiros da Mota-Engil, carrega calcários entre a Figueira da Foz e a central da EDP em Sines e clínquer entre Souselas e Aveiro (a empresa liderada por Pires da Fonseca foi também a primeira a operar na plataforma de Cacia).

No tráfego ibérico a Takargo opera, em parceria com a Comsa, nas ligações para Madrid, Saragoça e Barcelona/Tarragona.


In T&N

2 comentários:

Anónimo disse...

chetttttttttttttttttttttttttt.takargooooooooooooooooooooooooo.

Fazendas disse...

:)