27 maio, 2009

Antram descontente com o Governo

A Antram mantém as críticas à forma como o acordo com o Governo está a ser aplicado e alerta para uma iminente nova escalada de preços dos combustíveis, com prejuízo para os consumidores.

António Mousinho, presidente da associação dos transportadores rodoviários de mercadorias, criticou, em declaração ao “JdN” o que apelidou de “excesso de burocracia” que estará a colocar em causa a aplicação de medidas acordadas em meados do ano passado, nomeadamente no que diz respeito ao pagamento do IVA ao Estado e à concessão dos incentivos ao abate de veículos.

Noutro registo, aquele dirigente alertou para os riscos de uma nova crise altista nos preços do gasóleo, assim a retoma comece a ser visível. À “TVNet”, António Mousinho sustentou que o preço de comercialização do gasóleo não reflecte o nível actual da cotação da matéria-prima, e que a escalada dos preços, por pressões especulativas, far-se-á sentir com a retoma da economia.

Mousinho lembrou que a legislação entretanto aprovada permite aos transportadores reflectirem imediatamente nos preços do transporte a alta dos combustíveis, pelo que serão os consumidores a suportar a factura.

O presidente da Antram defendeu, por isso, uma maior regulação do mercado, a nível nacional e europeu. Sobre a existência, ou não, de concorrência no mercado petrolífero nacional, o empresário lembrou apenas o caso do sector transportador, onde a concorrência significa a existência de preços diferentes entre os diversos operadores.

In T&N

Sem comentários: