14 maio, 2009

CP investe até 500 milhões em material circulante

A CP recebeu, finalmente, luz verde do Governo para investir na modernização do material circulante para a área de passageiros.

No imediato, a operadora ferroviária investirá 370 milhões de euros, na compra de 74 locomotivas e UME. Mas prevê-se a possibilidade de exercer a opção para mais 28 unidades, avaliadas em 140 milhões de euros.

O investimento será feito até 2013. O serviço Regional da CP receberá 25 automotoras, no valor de 125 milhões de euros. Para a Linha de Cascais serão adquiridas 36 UME (Unidades Múltiplas Eléctricas) bi-tensão, com um custo de 180 milhões de euros. A CP Porto terá a sua frota reforçada com oito UME, no valor de 40 milhões de euros. E cinco UME, avaliadas em 25 milhões de euros, serão destinados à Linha do Sado.

Caso o aumento do número de passageiros assim o justifique, a CP poderá exercer a opção para mais oito UME para o serviço do Porto (40 milhões de euros), 15 UME para o serviço de Lisboa (75 milhões de euros) e cinco unidades unidades múltiplas diesel para o serviço de longo curso.

O Governo justifica o investimento com a melhoria da infra-estrutura ferroviária e com a necessidade de melhorar a oferta para favorecer o aumento em 10% do número de passageiros transportados até 2015, de acordo com as Orientações Estratégicas para o sector.

A CP Carga está actualmente a receber as 25 locomotivas eléctricas que encomendou e tem projectada a compra de mais locomotivas diesel (duas das quais interoperáveis).

In T&N

Sem comentários: