14 maio, 2009

NOL com prejuízos de 245 milhões no trimestre

A Neptune Orient Lines (NOL) anunciou perdas de 245 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2009, comparando com o lucro de 121 milhões que obteve no mesmo período de 2008.

As receitas caíram 36%, para os 1,5 mil milhões de dólares, quando no primeiro trimestre de 2008 esse valor havia sido de 2,4 mil milhões.

A companhia de Singapura, proprietária da APL, disse que o seu desempenho durante o trimestre foi atingido pelo significativo declínio no comércio mundial e, logo, pela diminuição do volume de carga transportada. Além disso, os fretes marítimos sofreram uma depreciação nas principais rotas comerciais.

A NOL antecipa a manutenção destas condições adversas para o resto do ano e reiterou que espera, por isso, acumular perdas significativas durante 2009.

O presidente e CEO do grupo, Ronald D. Widdows, assumiu que a empresa tomou uma série de medidas durante o primeiro trimestre para " melhor alinhar a rede global do grupo e os custos estruturais com uma reduzida procura no mercado." Widdows disse ainda que, ao longo do ano, está previsto que a empresa execute mais iniciativas para alcançar uma redução de custos.

No primeiro trimestre, as receitas provenientes da APL também apresentaram uma redução de 36% relativamente ao ano passado, alcançando os 1,29 mil milhões de dólares.

Globalmente, a APL transportou um total de 481 mil FEU no primeiro trimestre, uma queda de 27% em relação ao mesmo período do ano passado, com os volumes a diminuírem em todos as linhas comerciais. A utilização média da capacidade foi de 80%.

A receita média por FEU marítimo diminuiu 16% em relação ao ano passado, para 2 474 dólares, por causa da baixa dos fretes, sobretudo nas ligações Ásia-Europa e intra-Ásia.

A APL Logistics reportou a diminuição de 34% no primeiro trimestre fiscal, para 241 milhões de dólares.

In T&N

Sem comentários: