20 maio, 2009

Takargo estreia plataforma de Cacia

A Takargo foi o primeiro operador ferroviário a movimentar cargas no pólo de Cacia da plataforma logística de Aveiro. Aconteceu ontem.

Enquanto a ligação ferroviária ao porto de Aveiro não está concluída, a plataforma de Cacia poderá ser usada como interface rodo-ferroviário, para as cargas com origem/destino no porto, como adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o presidente da APA, José Luís Cacho. E foi esse, precisamente, o caso nesta “inauguração”: o comboio da Takargo chegou a Cacia com 34 contentores da Cimpor, que foram descarregados e transferidos para camiões, e encaminhados para o porto, para exportação por via marítima.

De acordo com a informação avançada pela administração portuária, que tem a concessão da plataforma, prevê-se para as próximas semanas a operação de um comboio diário em Cacia.

A plataforma de Cacia servirá como placa giratória entre o porto de Aveiro e a rede ferroviária nacional, assim esteja concluída a ligação à entrada do porto (uma vez que todos os terminais já têm acessos ferroviários).

Para a plataforma prevê-se a instalação de alguns operadores logísticos envolvidos no transporte marítimo. A infra-estrutura ferroviária ali existente será usada para a transferência de cargas entre a rodovia e a ferrovia, mas também, ou sobretudo, para a formação/recepção dos comboios que virão – assim se espera – alargar o hinterland do porto de Aveiro até à região de Castela e Leão.


In T&N

Sem comentários: