A paralisação dos estivadores, prevista para iniciar-se na próxima quinta-feira, em Lisboa, vai, durar muito mais tempo e abranger também os portos de Setúbal e da Figueira da Foz.
De acordo com o comunicado emitido a propósito pelo Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores de Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, a paralisação em Lisboa, que deveria terminar no dia 5 de Junho, estender-se-á, afinal, até 19 de Junho.
Mantêm-se as paralisações totais previstas para as próximas quinta e sexta-feira e as paralisações parciais nos dias seguintes até 5 de Junho. Mas agora acrescem as paralisações totais entre os dias 6 e 15 de Junho, inclusive. Entre os dias 16 e 19, os estivadores interromperão o trabalho entre as 9 e as 10 horas, entre as 15 e as 16, entre as 18 e as 19, e entre as 22 e as 23 horas.
Em Setúbal, a greve está convocada para os dias 6 a 19 de Junho, com paralisações entre as 9 e as 10 horas.
Na Figueira da Foz, a greve exercer-se-á entre os dias 16 e 19 de Junho, entre as 9 e as 10 horas, as 15 e as 16, as 18 e as 19, e as 22 e as 23 horas.
Em causa está a nova Lei dos Portos, que o sindicato sustenta interferir com o regime jurídico do trabalho portuário, mas que o Governo terá decidido deixar de fora do âmbito do novo diploma.
In T&N
8 comentários:
Olá Nuno
Espero que esteja tudo bem contigo.
Tens mais alguma novidade sobre o novo serviço da MOL aqui em Lisboa?
Abraço
Pedro
Olá,
No teu ultimo post informas que relativamente ao trabalho portuário "... o Governo terá decidido deixar de fora do âmbito do novo diploma." Tens a certeza? sabes dizer-me onde posso corroborar esta afirmação.
O meu marido é Estivador e esta nova Lei deixa o nosso futuro um pouco incerto.
Patricia Pereira
patricia.pereira-676@clix.pt
A proposta lei apresentada pelo Governo "Maravilha" do Sr. Sócrates, é completamente terrorista para classe Portuária, pois coloca em causa centenas de postos de trabalho Portuário em todo o País. Para que a opinião pública tenha conhecimento, são os Estivadores que colocam diariamente todos os bens importados nas nossas Casas, trabalhando diariamente em condições de trabalho desgastantes e desajustadas, quer a nível de higiene e segurança quer a nível de infrasestruturas. Contudo o governo tem como objectivo não só deixar o País completamente de rastos, como beneficiar ainda mais os grandes Grupos(Mota/engil e outros), não olhando a meios para o conseguir e, estando agora virado para o sector Portuário. Justificando-se que esta lei integra os portos portugueses na cadeia logística de transportes numa perspectiva intermodal de forma a captar tráfegos para modos de transportes menos poluentes, deixando, no entanto, de fora os trabalhadores Portuários/Estivadores. Segundo o Ministro Mário Lino, "Portugal logístico" deverá permitir a redução de 10% nos custos logísticos, redução essa que irá encher ainda mais os Bolsos dos Grandes Empresários e criar ainda mais desemprego.
Esta Nova lei da Globalizaçao dos portos pretende terminar com 50% dos postos de trabalho dos estivadores tal como foi tentanto suceder noutros paises! Acho muito bem que o Sindicato dos estivadores façam o pre-aviso de greve para defender aquilo que ainda tem, e o seu ganha pão ! Mais uma vez as empresas pretendem triplicar os lucros á custa de varios despedimentos. Como pode o SETTCMCSP ser a favor de reduzir a atractividade e a empregabilidade do porto se isso faz com que haja menos trabalho? pondo assim em risco os seus trabalhos?nao tem nexo !Como pode o SETTCMCSP estar objectivamente, a promover outros portos concorrentes e dos interesses daqueles que defendem a eliminação das actividades portuárias na cidade de Lisboa". se isso poria em causa os postos de trabalho ?! O SETTCMCSP claramente a favor dos desenvovimento dos portos mas estando eles proprios tambem incluidos nesse desenvolvimento e nao serem despedidos e/ou subtituidos por trabalho precário !
Boa tarde Pedro,
Espero que esteja tudo bem ctg meu amigo.
Não sei o que me perguntas da MOL, mas vou tentar saber.
Caro Anonimo,
Estou plenamente de acordo com tudo o que diz, so acho é que nesta altura a actividade profissional que exercemos está tremendamente debilitada e com esta greve os efeitos ao nivel dos Portos de Lisboa podem ser ainda maiores. Espero sinceramente que esta vossa forma de luta vos ajude a defender os vossos direitos e interesses, mas espero tambem que a mesma não prejudique o resto do sector portuario e toda a estrutura logistica a ele associado.
O raciocinio para mim que sou transitário é muito facil... Eles (governo) lixam-vos, voces (estivadores) defendem-se e no fim de tudo que se lixa é a minha actividade que depois de andar 3 meses a lutar por um balão de oxigenio, acaba por perder os clientes para zonas em que a actividade Portuaria vai funcionar (leixoes).
- Não me interprete mal, pois sou solidario com a vossa luta, mas a mesma vai-me afectar e de que maneira.
Abraço e obrigado a todos pelos comments.
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