Agrava-se a crise no mercado nacional de pesados de mercadorias. Abril foi o pior mês do ano, com uma quebra homóloga de vendas de 58,7%, o que eleva as perdas acumuladas desde o início do ano para a casa dos 46%, ou quase mil veículos a menos.
Em Abril, apenas a Mitsubishi pisou terreno positivo, com 20 veículos matriculados, mais 43% que há um ano.
A DAF foi a marca que mais vendeu – 50 unidades – mas ainda assim ficou a seis do registo do mês homólogo de 2008. Seguiu-se-lhe a Mercedes, com 38 matrículas (menos 42%) e a Volvo, com 21 (menos 68%).
A Renault, que liderou o mercado em 2008, continua a “travessia do deserto”, com 16 unidades registadas em Abril. Há um ano, haviam sido 109.
A Iveco (12 matrículas), a MAN (seis) e a Scania (dez) sofreram no último mês quebras de vendas na casa dos 80%.
No total, venderam-se em Abril 193 camiões, contra os 467 de Abril de 2008.
Nos quatro primeiros meses do ano, o mercado nacional de pesados de mercadorias recua 46,3%, com 1 116 matrículas (2 079 há um ano).
A Volvo continua a liderar as vendas, com 214 unidades, que representam uma quebra de 39% mas que ainda assim lhe permite reforçar a quota de mercado para os 19%.
A DAF continua segunda, com 185 matrículas (menos 27%, mas também a subir em quota, para perto dos 17%). E a Iveco é terceira, com 163 registos (menos 19% nas vendas mas quase o dobro na quota de mercado, agora com perto de 15%). A Mercedes é quarta, e está mais perto, com 149 veículos matriculados (menos 23%) e uma quota de mercado de mais de 13%.
A Mitsubishi é a única marca a ganhar, e logo 6%, com 88 matrículas até ao final de Abril, que lhe permitiram ultrapassar a MAN (85), Scania (83) e Renault (82).
In T&N
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