22 maio, 2009

Barcelona: contentores caem 32% entre Janeiro e Abril

Os dados apresentados pelo porto de Barcelona para os primeiros quatro meses do ano demonstram uma clara deterioração na circulação de mercadorias. A APB estima para o final do ano uma perda de 10 milhões de toneladas e 750 mil TEU.

Nos contentores, o tráfego de maior valor acrescentado na capital catalã, o total dos movimentos entre Janeiro e Abril foi inferior em 32% ao do ano passado. Em 2008, o valor atingido no primeiro quadrimestre foi de cerca de 849 mil TEU quando este ano não chegou aos 577,5 mil TEU.

A autoridade portuária (APB) atribuiu este declínio à redução do comércio internacional à escala global. Mas o certo é que portos como Valência, Tarragona ou Marselha apresentaram dados de crescimento no tráfego de contentores, durante o mesmo período, sublinham os analistas locais.

O tráfego total de mercadorias continua a cair acentuadamente. Se no final de Março apresentava uma diminuição homóloga de 20,59%, no final de Abril a queda aumentou para os 21%. Em toneladas, a quebra foi de 17,2 milhões, no primeiro quadrimestre de 2008, para os 13,6 milhões este ano.

Curiosamente, o único tráfego com valores positivos é o de granéis sólidos. Depois de muitos meses de declínio, Abril registou uma significativa recuperação deste agregado, que cresceu 0,78% nos primeiros quatro meses, passando de 1,07 milhões de toneladas para 1,08 milhões.

Já o movimento de granéis líquidos não foi tão positivo, caindo 0,52%, sobretudo devido à redução na movimentação de gás natural liquefeito, que diminuiu em 14,36%.

Outro tráfego com números nada simpáticos foi o dos automóveis, que nos primeiros quatro meses do ano registou um movimento de cerca de 200 mil unidades menos, ou uma quebra de 65%.

Por tudo isto, a expectativa da autoridade portuária para os resultados deste ano não é a melhor, já que espera fechar 2009 com cerca de 10 milhões de toneladas menos do que em 2008, e movimentar menos cerca de 750 mil TEU.


In T&N

1 comentário:

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.