14 maio, 2009

Maersk Line com perdas de 555 milhões de dólares

O grupo AP Moller-Maersk arrisca os primeiros prejuízos nos seus 105 anos de história, após a Maersk Line ter apresentado perdas de 555 milhões de dólares no primeiro trimestre.

Os prejuízos alcançados pela Maersk Line ajudaram a empurrar o grupo para uma perda líquida no primeiro trimestre de 373 milhões de dólares, para um volume de negócios de 11 mil milhões de dólares, contra um lucro líquido de 1,05 mil milhões e um volume de negócios de 14,4 mil milhões no mesmo período do ano passado.

As perdas da Maersk Line comparam com os lucros de nove milhões de dólares registados há um ano, e contribuíram, e de que maneira, para os prejuízos de 4,91 mil milhões de dólares de agora da divisão de transporte de contentores e actividades correlacionadas. Há um ano, a mesma divisão garantiu um volume de negócios de 6,8 mil milhões de dólares e lucros de 80 milhões.

"Fomos surpreendidos negativamente pela gravidade da queda dos fretes a que temos assistido nos últimos meses”, justificou Nils Anderson, CEO do grupo.

A AP Moller-Maersk antecipa a acumulação de perdas também no segundo trimestre e admite que o resultado do exercício fiscal possa vir a ser negativo.

O grupo Maersk sempre obteve lucros anuais desde que Arnold Peter Moller, pai de Maersk McKinney-Moller (senior partner, hoje com 95 anos), fundou a companhia na pequena cidade dionamarquesa de Svendborg, em 1904.

In T&N

Sem comentários: