06 maio, 2009

From Somalia with Love...


Piratas capturaram cargueiro alemão com 10 tripulantes

Piratas somalis capturaram terça-feira um cargueiro alemão com bandeira de Antígua e Barbuda no Golfo de Aden, indicou uma organização especializada em vigilância marítima e um comunicado de Antígua e Barbuda recebido em Nairobi.

“A administração marítima de Antígua e Barbuda foi informada que um cargueiro com pavilhão de Antigua Barbuda, o MV Victoria, foi capturado por oito piratas no Golfo de Aden quando se dirigia para o porto de Djeddah no Mar Vermelho”, indica um comunicado recebido em Nairobi.

Segundo a organização não governamental Ecoterra internacional instalada em Nairobi e que segue de perto as acções dos piratas somali, o cargueiro de 146 metros de comprimento foi atacado na terça-feira.

O cargueiro e os 10 membros da tripulação foram encaminhados para o porto de Eyl, um refúgio dos piratas situado na região auto-proclamada autónoma de Puntland e a 800 quilómetros a norte de Mogadíscio.

Segundo o comunicado de Antígua e Barbuda, o navio tinha notificado a sua presença à força anti-pirataria europeia Atalante e seguiu um corredor marítimo recomendado pelas forças navais internacionais destacadas na zona.

Um porta-voz da V Frota, Nathan Christensen, confirmou a captura do navio, precisando que tinha ocorrido a 75 quilómetros a sul do porto iemenita de Al-Mukalla.

Com esta captura sobe para 20 o número de navios actualmente nas mãos dos piratas. Cerca de 300 marinheiros estão retidos pelos piratas a aguardar negociações em relação aos valores dos resgates para serem libertados.

Segundo o Gabinete Marítimo Internacional, os ataques aumentaram dez vezes no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo de 2008, ao passarem de seis para 61.

No mesmo período, o número de embarcações militares na zona triplicou, ao atingir cerca de 20 no primeiro trimestre deste ano.

Embarcações da União Europeia, da NATO e de coligações sob autoridade norte-americana, estiveram muito activas recentemente, nomeadamente, a tentar evitar assaltos de piratas e a deter piratas.

In Lusa

1 comentário:

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.