20 maio, 2009

Portugal falha transposição da directiva de tempos de condução e repouso

Portugal está atrasado na transposição da directiva comunitária que regula os tempos de trabalho e repouso dos motoristas profissionais, anunciou hoje Bruxelas.

O Tribunal de Justiça Europeu explana que a directiva estabelece, nomeadamente, regras claras para o controlo dos horários de trabalho dos motoristas profissionais, promove mecanismos de cooperação entre as autoridades nacionais responsáveis pela aplicação da legislação relativa aos transportes rodoviários, impõe aos estados-membros a criação de um sistema electrónico para intercâmbio de informação e introduz sistemas de classificação dos riscos.

Bruxelas já tinha pedido explicações a Portugal, em 2008, sobre a transposição desta directiva, tendo na altura as autoridades portuguesas comunicado à Comissão que tudo estava a ser preparado para a adopção destas regras no País.

No entanto, até agora não houve avanços nesta matéria e Bruxelas decidiu consultar o Tribunal.

Em comunicado, o Tribunal de Justiça declara que, não tendo adoptado as disposições legislativas, regulamentares e administrativas necessárias para dar cumprimento à Directiva 2006/22, Portugal não cumpriu as obrigações que lhe incumbem por força da referida directiva.


In T&N

Sem comentários: