27 maio, 2009

Só Leixões e Sines “escapam” à greve dos estivadores

A greve dos estivadores que amanhã se inicia em Lisboa e se prolongará depois em Setúbal e na Figueira da Foz, poderá também afectar os portos de Viana do Castelo e Aveiro.

A confederação dos sindicatos marítimos e portuários já avisou que os trabalhadores portuários se recusarão a movimentar mercadorias de navios que sejam desviados dos portos abrangidos pela convocatória de greve dos estivadores.

Em Lisboa, a greve inicia-se amanhã e deverá prolongar-se até 19 de Junho, com paralisações totais ou parciais (mas que na prática limitarão em muito a actividade de movimentação de cargas). Em Setúbal, a paralisação será parcial, entre as 9 e as 10 horas dos dias 6 a 19 de Junho. E na Figueira da Foz haverá paragens quatro vezes por dia, entre 16 e 19 de Junho.

Na prática, apenas os portos de Leixões e de Sines não estarão abrangidos pelas acções de protesto dos estivadores. Há cerca de dois anos, aquando de uma paralisação dos estivadores em Lisboa, muitos foram os navios desviados para Leixões, o que fez “disparar” os números do TCL mas originou também alguns estrangulamentos operacionais.

Os estivadores protestam contra a nova Lei dos Portos que, sustentam, interfere com o regime jurídico do trabalho portuário, mas que o Governo terá decidido deixar de fora do âmbito do novo diploma.

In T&N

5 comentários:

Anónimo disse...

PORTO DE LEIXÕES ESSAS OVELHAS RANHOSAS SÓ VISTO, VENDIDOS...

Fazendas disse...

Sempre que acontecem greves aqueles gajos nunca estão com vcs... isso é verdade.

Anónimo disse...

pois es caros amigos de leixoes ou tem comixoes ou entao sao vendidos amanha ou depois de ficarem sem trabalho os de lisboa e os que aderem a greve vamos rir de voces pois voces nao sao portugueses nao sao nada de nada parecem aminha casa de banho cheia de mer..... os de sine nos ja sabemos que aquilo e do governo chines e nao portugues aquilo e o elefante branco agora voces tenham vergonha na cara e façao como o resto da europa faz se pudesse ir ai acima era para partir isso mais o resto da europa e voces ficam manchados pela europa a fora alias foves nao sao estivadores voces sao uns VENDIDOS E COBARDES .

JOSÉ MODESTO disse...

Bom Dia Amigos.
Queria dizer-vos que partilho a vossa luta e acima de tudo não sou nem comento sob/Anónimo.
Como vêm dou a cara.
De facto nestas questões, o Norte e os seus trabalhadores estão completamente divididos.
Não deveria ser, a greve é um direito que assiste todos os trabalhadores.
E sendo para melhoria das condições de trabalho ainda melhor.
A União fas a Força.

Saudações Marítimas
José Modesto

Caparica disse...

Melhores dias virão, quando os "senhores" de leixões e os estrangeiros de Sines precisarem de apoio ( mais cedo ou mais tarde vai acontecer) vão se agarrar aos vossos patrões. As facadas nas costas não se esquecem...